Alunos de Costa Rica brilham em concurso nacional de língua portuguesa com foco em sustentabilidade
Alunos de Costa Rica brilham em concurso nacional de língua portuguesa com foco em sustentabilidade

Com o apoio da Prefeitura de Costa Rica e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), estudantes da Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa se destacaram no concurso Feras da Língua Portuguesa, promovido pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil em comemoração aos seus 20 anos. O tema desta edição, sustentabilidade e consciência socioambiental, reuniu mais de 30 mil participantes de todo o país.
O prefeito Cleverson Alves dos Santos e a secretária de Educação, Maria Almeida, enalteceram a iniciativa como uma forma de incentivar o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além de reconhecer o talento dos jovens, o concurso estimula a reflexão sobre temas urgentes, formando cidadãos mais críticos e engajados.
Sob a orientação do professor Marcos Geandro S. Ribeiro, os alunos do 6º e 7º anos participaram de um projeto pedagógico que incluiu pesquisas, leituras, debates e rodas de conversa. O trabalho resultou na criação de*poemas autorais, nos quais expressaram suas visões sobre questões ambientais com criatividade e responsabilidade.
"Receber essa premiação é o reconhecimento do empenho dos nossos alunos e do apoio fundamental da Prefeitura, da SEMED e da escola. É uma chance de mostrar ao Brasil os frutos do nosso trabalho em sala de aula" , afirmou o professor Marcos Geandro.
Na etapa nacional, Costa Rica se destacou ao conquistar três das quatro premiações. Os vencedores foram:
-Guilherme Tenório Ferreira (6º A), com o poema "O caminho do consumo";
- João Lucas N. Martins (6º B), com "Da natureza para você";
- Luana Dutra de Souza (7º C), com "As consequências do lixo na natureza".
A conquista reforça o compromisso do município com uma educação inovadora e de qualidade, inspirando outras cidades a investir em projetos que estimulem a criatividade e o pensamento crítico dos jovens, especialmente em temas essenciais como sustentabilidade e preservação ambiental.
COMENTÁRIOS